O Que é Certificado Digital?
Em breve, o Certificado Digital se tornará algo tão comum quanto à tradicional assinatura feita à mão, com firma reconhecida em cartório. Ele chega para substituir a papelada e proporcionar mais segurança e autenticidade nas operações online.
Essa identidade eletrônica pode ser de pessoa física ou jurídica, e tem o poder de representar alguém ou uma empresa na internet. Com a crescente constante da virtualização de diversas transações, o certificado digital surge justamente para facilitar esse processo.
Através dele, você consegue assinar documentos, fechar contratos, autenticar transações e cumprir obrigações que precisam de sua assinatura. E tudo isso pela internet, sem precisar sair de casa.
Essa tecnologia de criptografia de dados, permite que todas as transações realizadas via Certificado Digital tenham validade jurídica, conforme MP 2.200, com a segurança que esses processos exigem.
Sempre que o Certificado Digital é utilizado, é realizada uma verificação de legitimidade, confidencialidade e integridade às informações fornecidas, assim evitando fraudes nesse processo.
Atualmente, a maioria dos processos são realizados de maneira virtual, sejam estes compras, aquisições, solicitações, trabalhos, dentre vários outros. Assim sendo, com a crescente demanda neste meio, o certificado digital surge para avançarmos ao próximo nível.
Basicamente, o certificado digital é comparável ao CPF ou CNPJ. Ou seja, ele é o responsável por garantir autenticidade nas transações online, sejam estas transações feitas por uma pessoa física ou pessoa jurídica. Assim, não mais torna-se necessário uma grande papelada em transações, ou nem mesmo o reconhecimento em cartório, tudo podendo ser realizado simplesmente através do certificado digital.
Uma vez que você tenha o seu poderá realizar uma série de transações eletrônicas, podendo fechar negócios à quilômetros de distância da outra parte envolvida.
Então, uma vez que você tenha o Certificado Digital em mãos você pode:
- Assinar documentos digitalmente com sua assinatura eletrônica;
- Emitir documentos, tais como diplomas, passaportes, etc;
- Fazer transações bancárias;
- Assinar Notas Fiscais Eletrônicas;
- Ter uma maior facilidade durante a realização de seu Imposto de Renda;
- Realizar login em ambientes restritos, tais como o site da Receita Federal;
- Participar de leilões virtuais, tais como o Leilão da Receita Federal;
- Enviar documentos ao governo;
- Dentre várias outras funcionalidades.
Tudo isso com a segurança, privacidade e agilidade proporcionados pelo Certificado Digital, documento criptografado.
E o melhor é que tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas podem se favorecer do uso de certificados digitais na hora de simplificar as transações pela internet.